Secretaria Municipal de Educação promove troca de experiência entre professores

 
Secretaria Municipal de Educação promove troca de experiência entre professores

A Secretaria Municipal de Educação de Ibaiti promoveu nos meses de agosto e setembro encontros para troca de experiência entre os professores da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de compartilhar, práticas, saberes e conhecimento.

As ações de formação têm como objetivo a articulação entre teoria e prática, centrada no princípio da ação-reflexão-ação. O evento contou com a participação de todos os professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando possibilitar a troca de experiências relativas à prática pedagógica entre os docentes, bem como, oportunizar momentos de vivência, reflexão, contextualização e de construção dos saberes profissionais desses protagonistas. Essas discussões são de extremas importância, já que, a partir das exposições realizadas, podem-se inspirar e renovar ideias.

A secretaria de Educação, Zélia Aristides de Carvalho aproveitou os encontros para informar aos professores sobre a reelaboração do Documento Curricular do Município, enfatizando que essa ação deverá ser realizada no início do ano letivo de 2019.

A secretária evidenciou também, a importância da participação e do comprometimento de todos nesse processo, esclarecendo que essa revisão tem o objetivo de garantir que o Documento Referencial esteja de acordo com as competências, conhecimentos e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. "Este é o momento ideal para reconstruir uma Proposta Curricular real, capaz de refletir a realidade e as pretensões da instituição escolar", disse a secretaria.

Outro ponto enfatizado foi a transição da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa.

É necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

"A BNCC indica uma síntese de aprendizagens esperadas em cada um dos cinco campos de experiências. Elas devem ser consideradas como elementos balizadores e indicadores de objetivos a serem explorados na Educação Infantil, que serão aprofundados no Ensino Fundamental, e não como pré-requisito ou condição à nova etapa da escolarização", concluiu a secretária.

Edição:Gilson Sarrafho

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