Recém inaugurado, Museu Histórico de Ibaiti atinge marca de mil visitantes

Recém inaugurado, Museu Histórico de Ibaiti atinge marca de mil visitantes

16/11/2022 08:16:47

O Museu da História de Ibaiti Mário Yamanouye atingiu na última semana o total de mil visitantes.

O espaço histórico, administrado pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura registrou a marca com a visita de Davi Guilherme Oliveira da Silva, de 9 anos, estudante do 3º ano B da Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno. O aluno estava acompanhado com amigos de turma juntamente com as professoras Elizeana do Nascimento Cardoso, Sandra Regina de Oliveira Ferreira e a diretora Marlene Ferreira dos Santos.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino estão realizando visitas guiadas ao museu acompanhados do diretor de Cultura e responsável pelo Museu, Gilson Sarrafho em comemoração aos 75 anos de Emancipação Política e Administrativa de Ibaiti.

O registro de 1000 pessoas a passar pelo museu contempla os estudantes e visitantes espontâneos de Ibaiti e cidades da região e também de outras regiões do país que estiveram no espaço histórico em pequenos, médios e grandes grupos.

Todos que chegam à instituição, já na recepção assinam o livro que registra oficialmente a entrada de cada pessoa, desde a inauguração do Museu da História de Ibaiti Mário Yamanouye, em 20 de dezembro de 2019, pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho. O livro traz o nome e assinatura do prefeito como a primeira visita registrada pelo espaço histórico, seguido de sua esposa, a primeira dama Flaviana Carvalho e o vice prefeito Ulisses Mingote.

Com menos de três anos em atividade, o Museu da História de Ibaiti Mário Yamanouye precisou fechar para a visitação presencial logo após a inauguração em virtude da pandemia da Covid-19. Neste período todo seu acervo pode ser visto em visita virtual na página oficial do museu no Facebook. A página já registrou mais de 20 mil visitas virtuais desde a criação.

SOBRE O MUSEU

Localizado na Rua Rui Barbosa ao lado do posto regional do INSS, o Museu da História de Ibaiti oferece um passeio emocionante para o visitante. Na área externa, um jardim onde se pode contemplar a estátua "Dama da Justiça" do artista plástico Kalú Chueiri. A obra, por anos ficou na frente do fórum desembargador Hugo Simas e havia sido retirada durante a construção do novo prédio. Agora restaurada pelo artista está no jardim do museu que também abriga um busto com o rosto do fotógrafo Mário Yamanouye, também criado pelo artista especialmente para o museu, para homenagear a família.

A sala principal abriga acervos da história do município, como o sino e o relógio doados pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, semelhantes da antiga estação de trem que ficava onde hoje é o terminal rodoviário. A escrivaninha que pertenceu ao primeiro tabelião do município, Ananias Costa, também está em exposição no local.

Um equipamento fotográfico, conhecido como máquina-caixote, ou lambe-lambe, das primeiras décadas do século passado, que pertenceu ao fotógrafo Mário Yamanouye é exibido no centro da sala. Os equipamentos do primeiro estúdio da antiga Rádio Novo Horizonte, fundada em 1977 também estão em exposição assim como o primeiro aparelho de ultrassonografia da cidade que pertenceu à clínica do médico Dr. Pergentino de Mello Neto também pode ser contemplado pelo visitante.

Ao lado, na Salda do Esporte, o visitante pode conhecer a história do futebol do município através das fotografias expostas nas paredes em ordem cronológica. Vários troféus da época do antigo Patrimônio de Barra Bonita (década de 1940) doados pelo ex-prefeito Ary Moser completa a coletânea esportiva da sala.

Para acessar a página oficial basta clicar no endereço https://www.facebook.com/MuseudaHistóriadeIbaiti

O museu também possui um perfil no Instagram @museuibaiti