Prefeitura de Ibaiti realiza reunião com INCRA e famílias de assentados do município

A Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária /INCRA-PR, promoveram uma grande reunião com as famílias assentadas dos três assentamentos do município. A reunião aconteceu na última quinta-feira (13), no Ipê Clube de Ibaiti.

O encontro só foi possível após o prefeito Dr. Antonely Carvalho solicitar a vinda de representantes do órgão até Ibaiti para trazer informações e juntamente com a Prefeitura dar início na documentação da posse dos assentados no município de Ibaiti.

Dr. Antonely, imediatamente após tomar conhecimento das ações do INCRA a nível nacional na questão da titulação, ou seja, da documentação e escritura de famílias de assentados no Paraná, esteve em Curitiba na sede do órgão para solicitar a vinda dos representantes para o município.

Participaram da reunião técnica em Ibaiti, além do prefeito Dr. Antonely, o superintendente regional do INCRA, Walter Nerival Pozzobom, o assistente técnico do INCRA, José Jorge da Luz, o chefe de divisão de assentamento do INCRA, Fabrício Nelfi, os vereadores Antonio Carlos, Vera Lúcia Bernardes e Joel Azevedo, diretores da Secretaria de Agricultura, o gerente municipal do escritório da Emater de Ibaiti, Luiz Ronaldo Ferri, os representantes das famílias assentadas, Lázaro Aparecido Silva do P.A. Marimbondo, Avenício Silva do P.A. Modelo e Amarildo José Alves do P.A. Vale Verde e as famílias dos assentados.

O encontro foi para esclarecimento das pendências de assentamentos, informações sobre a regularização ocupacional e titulação e aplicação de créditos para as famílias dos assentamentos. São 30 famílias assentadas no P.A. Maribondo no município de Ibaiti, 76 no P.A. Vale Verde e 113 no P.A. Modelo.

"A intenção do INCRA com esta reunião é repassar informações e sanar dúvidas. Sei que não existe solução imediata para todos os problemas, mas tudo começa pelo diálogo e informação", disse o superintendente regional do INCRA, Walter Nerival Pozzobom.

O prefeito Dr. Antonely agradeceu a equipe técnica do INCRA que atendeu seu pedido e as famílias que lotaram as dependências do salão do Ipê Clube. "É muito bom termos um auditório lotado para falar sobre as ações da Administração Pública diretamente com as famílias. É muito importante trazer uma informação oficial do INCRA com a presença da equipe técnica falando diretamente com a população. Isso proporciona mais transparência ao nosso trabalho", comentou o Dr. Antonely.

As informações sobre a regularização dos lotes dos assentamentos, titulação dos lotes e linhas de crédito disponíveis aos assentados foram repassadas pela equipe técnica do INCRA.

Segundo o prefeito, a reunião técnica em Ibaiti atingiu todos os objetivos. Com o salão lotado todos os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente para os representantes da equipe técnica. Durante a reunião foram repassadas todas as informações com a grande participação do público.

Edição:Gilson Sarrafho