Ibaiti recebe Ônibus Lilás e realiza diversos atendimentos para as mulheres

Ibaiti recebe Ônibus Lilás e realiza diversos atendimentos para as mulheres

O prefeito Dr. Antonely Carvalho e o vice-prefeito Ulisses Mingote participaram do evento Ônibus Lilás - projeto do Governo do Estado que presta orientação psicológica e jurídica a mulheres vítimas de violência. A ação no Estado é coordenada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com o objetivo prevenir e combater este tipo de violência.

O serviço foi disponível na Rua Ananias Costa, em frente a Câmara Municipal, no Centro de Ibaiti na última terça-feira (09), e contou com a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal da Saúde, Câmara Municipal de Ibaiti, OAB - Subseção de Ibaiti, Ministério Público do Estado do Paraná, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Sebrae, Comitê Gestor e Sala do Empreendedor de Ibaiti.

O Ônibus Lilás conta com um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres. O equipamento possui uma equipe multidisciplinar para prestar orientação psicológica e jurídica às vítimas de violência, assim como informações para prevenção deste tipo de crime.

O projeto Ônibus Lilás visa aproximar as mulheres paranaenses, por meio de uma ação itinerante, integrada e multidisciplinar que, articulada com os municípios, resulta em uma maior abrangência e efetividade das ações propostas pelo Plano Estadual dos Direitos da Mulher.

Em Ibaiti, foram prestados serviços de atendimento de saúde, jurídico e psicológico às mulheres. Foi realizada a palestra "Potencialize a empreendedora que há em você", proferida por Rosa Demarco, consultora credenciada/Sebrae.

As mulheres ibaitienses também tiveram disponível serviços de cabeleireiro, maquiagem, manicure, massagem de reflexologia podal ofertados de forma voluntária pela equipe do Salão da Cecília - "Onde a estrela é você", tradicional no Município, sendo atendidas pessoalmente pelas proprietárias Cecília e Magda dos Santos. O serviço de reflexologia podal foi uma novidade trazida ao evento por Elaine, e adorada por todas mulheres. Paula Carvalho prestou serviços de "skincare" e massagem.

Letícia e Rúbia durante todo o dia serviram um café especial para as mulheres, o "Café das Primas", que fez muito sucesso. E a colaboradora Poli fez demonstração de produtos do Boticário, com distribuição de brindes.

As mulheres puderam tirar fotos em um lindo painel oferecido pela Jaqueline, da Loja Banana de Pijamas.

A noite aconteceu uma roda de conversa na Subseção da OAB de Ibaiti com a presença do delegado de Polícia, Dr. Pedro Dini Neto, a juíza de Direito da Comarca de Ibaiti, Dra. Fernanda Orsomarzo, e o promotor de Justiça, Dr. Carlos Eduardo de Souza.

A unidade móvel Ônibus Lilás faz parte do programa de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com a Lei Maria da Penha, e está percorrendo os 399 municípios do estado.

Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação