Dia Mundial de Luta contra a Aids marca início do Dezembro Vermelho

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet

Dia Mundial de Luta contra a Aids marca início do Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado em 1° de dezembro, data que foi instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com o objetivo de conscientizar a população e autoridades de que o assunto é tema de saúde pública global.

No Brasil, a data serviu também como inspiração para a criação da Campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei federal n° 13.504, de 07 de novembro de 2017, que conscientiza a população sobre o que é o vírus, formas de prevenção e tratamento.

O que é a Aids?

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). O vírus atinge o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os linfócitos TCD4 + são as células mais afetadas e o vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula, multiplicando a si mesmo. Depois de multiplicar, ele rompe os linfócitos, procurando outros para continuar a infecção.

Em 2022, o sul do país registrou 2.690 novos casos de HIV, sendo 770 só no Paraná, segundo maior número da região.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima e faça seu Teste.

Toda pessoa ativa sexualmente deve realizar o teste pelo menos duas vezes ao ano.

Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti em conjunto com a Atenção Primária a Saúde.

atendimento@ibaiti.pr.gov.br