Devido ao aumento exponencial no número de casos de Covid-19, Ibaiti lança novo Decreto para conter avanço da pandemia e adota outras medidas; Município registrou 944 casos nos primeiros 24 dias do mês de janeiro

25/01/2022 - 14:14

Nos últimos dias, os boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde têm mostrado uma alta no número de novas infecções da Covid-19 no município de Ibaiti. De acordo com o gráfico divulgado pela Vigilância Epidemiológica (veja gráfico abaixo da matéria) vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou 944 novos casos confirmados somente nos primeiros 24 dias do mês de janeiro de 2022, o que significa um aumento exponencial no número de contaminados pelo coronavírus no município. O gráfico mostra a evolução da doença do mês de julho de 2021 a janeiro de 2022.Segundo o gráfico, o município registra atualmente 5.330 contaminados (até o dia 24 de janeiro), com 162 registros de óbitos.

Segundo os organismos de Saúde, com o avanço da variante ômicron pelo país, o número de infectados sobe com força novamente e deve impulsionar um aumento das hospitalizações por Covid-19 por todo o país.

Devido ao aumento exponencial no número de casos de Covid-19 no município e a preocupação com novas internações hospitalares decorrentes do contágio com o vírus, a Prefeitura Municipal de Ibaiti decidiu tomar novas medidas a fim de proteger a população e evitar novos contágios.

Dentre as medidas tomadas pelo Poder Público Municipal, está a contração em caráter emergencial de mais médicos para os plantões no Hospital Municipal de Campanha.

Os novos médicos contratados estão atendendo, exclusivamente, casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e casos de síndromes respiratórias.

Segundo o prefeito, Dr. Antonely Carvalho, os plantões dos novos profissionais de saúde serão realizados em jornadas de 12 horas diurnas e noturnas, ininterruptamente. "O Hospital Municipal de Campanha de Ibaiti conta com atendimento simultâneo de dois médicos no plantão, sendo um médico para atendimento nos casos de urgência e emergência gerais e um médico exclusivo para atendimento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e casos de síndromes respiratórias", declarou o prefeito.

O Hospital Municipal de Campanha de Ibaiti possui uma ala exclusiva para atendimento de pacientes em tratamento contra a Covid-19. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a média de atendimento diário no Hospital era de 90 pacientes/dia, porém, a média de atendimento aumentou os últimos dias, chegando a 160 atendimentos/dia.

Outra medida adotada pela Administração Municipal é a publicação na tarde desta segunda-feira (24), de um novo Decreto.

Publicado no Diário Oficial do Município após reunião deliberativa do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 ? realizada às 13:30hs do dia 24, o Decreto 2317, estabelece novas medidas complementares de distanciamento social para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19. O decreto pode ser acessado no site da Prefeitura www.ibaiti.pr.gov.br.

Edição: Assessoria de Comunicação