DER conclui cascalhamento na PR-436 entre Ibaiti e Ribeirão do Pinhal e pede colaboração de produtores para não cobrir caixas de contenção de águas das chuvas

O Departamento de Estrada de Rodagem - DER concluiu as obras de revitalização da PR-436 que liga os municípios de Ibaiti a Ribeirão do Pinhal. A obra foi executada por uma empresa terceirizada contratada através de processo licitatório com o Governo do Estado no valor de R$ 2.068.775,72 (dois milhões, sessenta e oito mil, setecentos e setenta e cinco reais e setenta e dois centavos).

Foram realizadas a adequação e revestimento primário de estrada de leito natural com colocação de cascalhos, caixas de retenção de águas pluviais, lombadas e bueiros. A rodovia possui 53,780 km e corta os distritos de Vila Guay, Vassoural e bairro Paulistinha no município de Ibaiti, os bairros de São João do Paraíso e Triolândia no município de Ribeirão do Pinhal.

As obras tiveram início no mês de maio de 2018 e foram concluídas no final de março deste ano, porém alguns proprietários rurais nas margens da estrada estão encobrindo com terra as caixas de retenção de águas pluviais que foram construídas em toda a extensão da via.

Essas caixas são de suma importância na preservação do meio ambiente, pois filtra a água pluvial, retornando as águas para as nascentes, evitando a erosão e o soterramento de córregos e nascentes e ajudando na conservação das estradas.

A rodovia PR-436, conhecida como Estrada do Pico passa por uma área que concentra grandes atividades agropecuárias e está localizado um dos maiores centros de produção de tijolos no Estado. A região com cerca de 10 mil habitantes é grande produtora de leite, bovinos, suínos e frangos. Também são produzidas milhares de sacas de café, milho, soja e toneladas de cana que abastecem todo o estado do Paraná.

A preservação da rodovia PR-436 é de responsabilidade do poder público, mas também depende da colaboração de todos. A preservação das caixas de contenção de águas das chuvas construídas pelo DER protege o leito de tráfego das estradas de assoreamento e erosões mantendo o transporte da produção agrícola e de pessoas mais tranquilo e seguro.

Edição:Gilson Sarrafho