Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira em Ibaiti

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira em Ibaiti

A campanha nacional de vacinação contra a influenza começou nesta quarta-feira (10). Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

No Município de Ibaiti, as Unidades de Vacinação serão:

(UBS CENTRAL, UBS COHAPAR, UBS HILDA, UBS MULHER, UBS PAINEIRAS, UBS SÃO JUDAS e na zona rural, UBS CAMPINHOS, UBS VILA GUAY)

OBS: NO DIA D (04/05), SERÃO AS SEGUINTES (UBS CENTRAL, UBS COHAPAR, UBS CAMPINHOS, UBS VILA GUAY)

Todos devem vir munidos de CARTÃO SUS e CARTEIRA DE VACINA

A  vacina será ofertada para os seguintes grupos:

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

Crianças na faixa etária de6 meses a menores de 6 anos de idade

(5 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Puérperas (até 45 dias após o parto);

Trabalhadores da saúde;

Professores das escolas públicas e privadas;

Indígenas;

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

• População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional

Grupos prioritários:

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.

Gestantes: em qualquer idade gestacional.

Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados.

Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas. Este grupo deverá apresentar a declaração do local onde trabalha, pra serem vacinados.

Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina é articulada entre o PNI e a Secretaria de Atenção a Saúde Indígena (SESAI).

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão          receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas portadoras de doenças crônicasnão transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, desde que apresente prescrição médica.