Prefeito Dr. Antonely participa de evento de cafeicultores na Assembléia Legislativa do Paraná e entrega projeto para revitalização da cafeicultura em Ibaiti

O prefeito de Ibaiti Dr. Antonely Carvalho participou na última terça-feira (26), de uma Audiência Pública sobre ?Políticas Públicas do Café no Paraná?. Oevento sobre a cafeicultura no Estado aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em Curitiba.

A audiência debateu com cafeicultores e representantes governamentais mais apoio à produção de Café no Estado através de políticas públicas permanentes de incentivos e subsídios financeiros aos produtores de café. Por proposição dos deputados Schiavinato, Pedro Lupion e Anibelli Neto, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), da Emater, de prefeitos, entidades de classe do setor agrícola, além de cafeicultores. Além do prefeito, participaram do evento o Sr. Hudson Junior Gonçalves e Cláudio Tristão representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo de Ibaiti.

O objetivo é propor alguma inciativa em conjunto com a Assembleia, com o Governo do Estado, para retomar o desenvolvimento cafeeiro.

Durante o evento o prefeito Dr. Antonely entregou um projeto para a comissão da Audiência Pública solicitando apoio financeiro para a compra de 500 mil mudas de café para serem distribuídas para 176 famílias de cafeicultores no município de Ibaiti para o plantio de 2018/2019.

Durante o ano de 2018, a Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo já forneceu para os produtores rurais do município, mais de 250 mil mudas de café adquiridas com recursos próprios do município.

Considerado um dos principais produtores da cultura no Estado e que a produção no município de Ibaiti vem na grande parte da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promoveu no ano passado um grande simpósio par a revitalização da cafeicultura no município. O evento que teve como parceiros a Emater e outros profissionais do setor reuniu mais de 400 produtores de café de Ibaiti no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil ? AABB.

O prefeito comentou que a prefeitura dará todo o suporte para a revitalização da cafeicultura no município. O prefeito comentou também sobre a importância da restauração de estradas rurais e pontes nos bairros pelo Departamento de obras do Município. "Sabemos da importância que a agricultura tem no desenvolvimento de Ibaiti e região. A manutenção de estradas e pontes é fundamental para o nosso crescimento", comentou o prefeito.

O Paraná, segundo dados apresentados na audiência, produz cerca de 1,5 milhão de sacas de café ao ano.