Prefeito Dr. Antonely e Governadora Cida Borghetti assinam convênio para aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal de Ibaiti

O município de Ibaiti vai receber R$ 325.507,30, para aquisição de equipamentos médicos e industriais para serem utilizados pela Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti. Os recursos, do Governo do Estado, foram assinados na última segunda-feira (25), no Palácio Iguaçu em reunião do prefeito Dr. Antonely Carvalho juntamente com a governadora Cida Borghetti e o Secretário Estadual de Saúde Antônio Nardi.

O município de Ibaiti também vai receber mais R$ 400.000,00, sendo R$ 100.00,00 que serão investidos na aquisição de equipamentos para serem utilizados para equipar uma sala de urgência e emergência no Hospital Municipal e R$ 300.000,00 para a aquisição de uma UTI móvel para o SAMU, capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. A UTI móvel é equipada com aparelhos de alta tecnologia como: Respirador mecânico, cardio versores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, monitorização de oximetria e imobilizações para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos. O município também vai receber mensalmente R$ 25.177,50 como verba de custeio para a atenção primária e Saúde Bucal.

Os recursos liberados para a Saúde de Ibaiti foi um pedido feito pelos deputados estaduais Alexandre Curi, Ademar Traiano e Artagão Junior junto à governadora Cida Borghetti que teve o intermédio do líder do governo na Câmara, o deputado Pedro Lupion.

Em 2017 o prefeito Dr. Antonely apresentou um projeto junto a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná tendo em vista a possibilidade de reforma do Hospital Municipal. Pensando nisso, o prefeito também pleiteou a aquisição de equipamentos que visam melhorar a qualidade de atendimento prestado aos usuários do SUS, com ampliação da capacidade de atendimento e adequação às normas sanitárias vigentes do Hospital Municipal de Ibaiti através de reestruturação de equipamentos médicos hospitalares, máquinas e equipamentos industriais para uso hospitalar.

Os recursos são do programa Hospsus, de apoio e qualificação dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde do Paraná, dirigida a hospitais públicos municipais.

Serão adquiridos um Aparelho de Ultrassom Diagnóstico; uma Calandra de Baixa Produção (com cilindro de até 2 metros) uso na lavanderia; um Foco Cirúrgico de Teto; uma Lavadora de Roupas Hospitalar (capacidade acima de 50 Kg) uso na lavanderia; uma Mesa Cirúrgica Mecânica e uma Secadora de Roupas Hospitalar (capacidade acima de 30 Kg) uso na lavanderia.

A governadora enfatizou a política do Governo do Estado de reforçar as ações no Interior, levando serviços cada vez mais próximo do cidadão. "O Estado investe na regionalização da saúde, garantindo que as pessoas tenham o atendimento adequado e de qualidade na mesma cidade ou região onde vivem. O bem-estar das pessoas é o foco do nosso governo", afirmou Cida.

O prefeito Dr. Antonely agradeceu à governadora Cida Borghetti por disponibilizar mais recursos para a Saúde do município. "Gostaria de agradecer a governadora Cida Borghetti por mais esse convênio com o município de Ibaiti. Ajudar o Hospital Municipal é uma demonstração de apoio a população de toda a região e isso mostra o compromisso do Governo do Estado com o nosso povo". Disse o prefeito Dr. Antonely.