Polo UAB DE Ibaiti... Um pouco de história

Ibaiti, a Rainha das Colinas, município localizado na região conhecida como Norte Pioneiro paranaense, ou Norte Velho. Com uma população de 29.185 habitantes, dos quais 19.707 residem na zona urbana e 6.741 na zona rural (Campinhos, Vila Guay, Patrimônio do Café, Vassoural e Euzébio de Oliveira). O prefeito, Luiz Carlos Peté dos Santos, juntamente com muitos ibaitienses, alimentou durante anos, o sonho da oferta do Ensino Superior gratuito.

Este sonho começou a tornar-se real em 2005, quando tivemos conhecimento do edital federal número 01 de 16 de dezembro de 2005, chamada aberta a todos os municípios que tivessem interesse em fazer a parceria  com o Governo Federal para estabelecer um Polo e ofertar Ensino Superior no município, através do programa Universidade Aberta do Brasil.

Na região Norte do Paraná, as lideranças foram convidadas para uma reunião em Londrina no início de 2006. Esse encontro reuniu prefeitos, Instituições de Ensino Superior e outros líderes educacionais que naquele momento tomaram conhecimento do nascimento da Universidade Aberta do Brasil.

O município de Ibaiti participa do edital e habilita-se através de projeto enviado ao Ministério da Educação. O projeto foi aprovado e em dezembro de 2006, a coordenação do Polo foi definida pelo Ministério da Educação, após o encaminhamento de três currículos para o MEC proceder a escolha do coordenador de Polo. Com a definição da coordenação do Polo, é que de fato se deu a implantação do Polo de Ibaiti.  A posse dos coordenadores foi feita com cerimônia oficial, em Brasília, pelo ministro Fernando Haddad, em janeiro de 2007.

O Polo de Apoio Presencial ao Ensino Superior a Distância de Ibaiti foi criado pela Lei n° 437, de 21 de julho de 2006, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, portanto, é mantido pela prefeitura municipal.

Em razão da localização geográfica do Polo de Ibaiti, por ser uma região cercada de muitas propriedades rurais, o púbico alvo é formado por alunos que residem na zona rural ou trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar, por questões econômicas ou geográficas, pois a Universidade Pública mais próxima de Ibaiti fica a aproximadamente 100 km de distância.

Em 2007, iniciamos a construção dos laboratórios e a sala para vídeo/webconferência e começamos o contato com as Universidades que podiam ofertar cursos que atendessem a nossa demanda inicial. Em julho de 2007, a Universidade Federal de Santa Catarina, abre caminhos para o ensino superior gratuito em Ibaiti  com o curso de Filosofia. Nesse ano fizemos várias turmas de alfabetização digital para capacitar alunos e professores para o uso da tecnologia.

Em 2008 recebemos oferta do curso de Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Em 2009, com a entrada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no projeto UAB, recebemos o curso de Licenciatura em História.

Em 2010 pudemos ampliar o oferta de Pós Graduação para atender a demanda de professores municipais que precisavam se capacitar, então ofertamos três especializações ao mesmo tempo: História , Arte e Cultura e Educação Matemática pela UEPG , e Saúde para os professores do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal do Paraná. Nesse mesmo ano aderimos aos cursos do PNAP, primeira oferta e tivemos expressiva procura pelos cursos de Administração Pública e as especializações, porém naquele momento só conseguimos ofertar a especialização em Gestão Pública Municipal pela UEPG.

Em 2011 o levantamento de demanda apontou a necessidade dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Geografia e a especialização em Gestão Educacional que também ofertamos pela UEPG. A partir de setembro de 2011, estabelecemos parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e ofertamos o curso de Especialização em Ensino de Ciências.

Em 2012, iniciamos o tão esperado curso de Licenciatura em Letras/Inglês, pela Universidade Estadual de Maringá, após contato com a professora Maria Luisa Furlan Costa.

O Polo atende atualmente alunos dos municípios de Arapoti, Barra do Jacaré, Castro, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Itararé, Japira, Jaboti, Jacarezinho, Jaguariaiva, Pinhalão, Piraí, Reserva, Tomazina, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Uraí e Wenceslau Braz.

Os alunos matriculados, assim como a comunidade de professores do município e região, têm acesso à biblioteca, com acervo de altíssima qualidade, recebido do MEC em 2010, e aos 3 laboratórios de informática.

A coordenadora do Polo é a professora Leila Cândido de Bonfim Torres que conta com uma equipe de quatorze tutores presenciais,  bolsistas da CAPES, um técnico em informática, uma  auxiliar de biblioteca, uma secretária e um funcionário de serviços gerais mantidos pela prefeitura municipal.


Graduação
Administração Pública (2)- UEPG/2014
Administração Pública (UEPG)
Educação Física (UEPG)
Geografia (UEPG)
Letras/Inglês (UEM)
Pedagogia (PARFOR)
Pedagogia - UAB - 2014
Especializações
Coordenação Pedagógica - UFPR - Escola de Governo
Educação do Campo (Plataforma Freire) UFPR
Educação Métodos e Técnicas - UTFPR -
Ensino de Ciências - Turma2 (UTFPR)
Genética - UFPR - 2013
Gestão em Saúde (UEPG)
Gestão Pública (UEPG ) -
Gestão Pública Municipal (UEPG) 2ª OFERTA
Mídias na Educação (UFPR)
Extensão
Educação Ambiental - UFPR - 2014
Mídias Aperfeiçoamento - turma 2014 (UFPR)
Graduação
Ciências Biológicas - UNICENTRO - 1º SEMESTRE/2014
Pedagogia - Oferta Especial - VIZIVALI (UEPG) 2014
Especializações
Educação Fisica Escolar - 2º semestre/2014
Educação Métodos e Técnicas(2ª oferta) - março/2014
Informática Aplicada a Educação -UTFPR - março/2014
Graduação
Filosofia (UFSC)
História (UEPG)
Matemática (UFPEL)
Pedagogia - Oferta Especial - VIZIVALI (UEPG) 1ª Oferta
Especializações
Educação Matemática (UEPG)
Especialização em Saúde (UFPR)
Gestão Educacional (UEPG)
Gestão Pública Municipal (UEPG) 1ª OFERTA
História Arte e Cultura (UEPG)
Extensão
Gênero e Diversidade na escola - (UFPR)
Mídias Aperfeiçoamento - turma 2013 (UFPR)
Clique Para Abrir o Site
Clique Para Abrir o Site
Clique Para Abrir o Site
Clique Para Abrir o Site
Clique Para Abrir o Site
Todos os Direitos Reservados ao Polo UAB - Ibaiti - Desenvolvido por NetVisi
Endereço: Rua São Judas Tadeu, 190 - São Judas Tadeu - Ibaiti - Paraná - Fone/Fax: (43) 3546 5295