Prefeito solicita readequação da Estação de Tratamento de Esgotos do Bairro Bom Pastor ao presidente da Sanepar

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely solicitou em janeiro ao diretor presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche um estudo em caráter de urgência para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos – ETE em Ibaiti e a desativação da atual estação que está localizada no Bairro Bom Pastor.

Segundo o prefeito, a população que vive no entorno da atual ETE sofre com os impactos causados pelo mau cheiro. Dr. Antonely pediu ao presidente da Sanepar que sejam realizadas ações imediatas para reduzir os odores e vetores na atual estação, minimizando assim os danos causados aos moradores do bairro.

Após 60 dias da solicitação do prefeito, o presidente da Sanepar informou que o projeto hidráulico, geométrico e estrutural da nova estação de Tratamento de Esgoto encontra-se em andamento, sendo que a previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano. Os projetos elétricos e de automação serão contratados no ano de 2018. Este projeto, segundo Mounir, prevê a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto existente no bairro Bom Pastor e no local será construído uma Estação Elevatória de Esgoto - EEE. Após a conclusão dos projetos, a Sanepar irá buscar recursos para conclusão da obra.

Em relação às ações para redução de odores e vetores, a reforma do reator que foi danificado por ato de vandalismo já foi iniciada. A conclusão está prevista para no final do semestre. O esgotamento do RALF ainda não foi efetuado devido a questões administrativas na aquisição de Bag’s para acondicionamento de resíduos. A previsão é para que até o fim de mês de março o esgotamento seja iniciado.