Município de Ibaiti é contemplado pelo Programa Nacional de Habitação Rural

Município de Ibaiti é contemplado pelo Programa Nacional de Habitação Rural

O município de Ibaiti foi contemplado para receber moradias do Programa Nacional de Habitação Rural, voltadas a trabalhadores rurais com a Declaração de Aptidão do Produtor - DAP de até R$ 28.900,00. A conquista resulta de parceria firmada entre o Prefeito de Dr. Antonely, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), o Instituto Emater, Sindicatos Rurais e agentes financeiros.

Em todo o Paraná, serão construídas 5 mil novas casas nessa etapa do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR). Os recursos para o programa são oriundos do Governo Federal.

As casas que serão construídas no valor de R$ 32 mil terão 43m2, com calçada. A construção será executada por etapas, conforme forem liberados os recursos pela Cohapar. Através do programa de habitação rural, o produtor vai pagar quatro parcelas anuais de R$ 300,00.

Na manhã desta segunda-feira (10), os produtores rurais que se enquadram no programa compareceram no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel munidos de documentos para fazerem o pré-cadastro.

O secretário de Agricultura de Ibaiti Hudson Junior Gonçalves coordenou os trabalhos de pré-cadastro dos produtores e comentou que a Administração Municipal de Ibaiti está trabalhando para melhorar a qualidade de vida das famílias no campo. “A Administração Municipal, através do prefeito Dr. Antonely trabalha para possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades rurais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando uma estrada. Sempre pensamos no homem do campo”, disse o secretário. ?

Hudson também falou sobre o prazo para o pré-cadastro. “Até o dia 17 de abril todos os cadastros devem ser entregues a Cohapar para primeira avaliação documental e então, após esse processo, toda a documentação deve ser entregue na Caixa Econômica Federal para que esse programa se concretize em nosso município e beneficie nossos produtores”, concluiu o secretário.

Para quem não possui uma propriedade também é possível construir uma casa rural do Programa no terreno de terceiros (parentes de até 3º grau) – dos pais, por exemplo. Basta que eles assinem uma autorização para construir no local.

Documentação necessária:

Os interessados em aderir ao Programa devem comparecer na Secretaria de Agricultura de Ibaiti, em frente a Prefeitura, das 08:00 ás 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas, do dia 10 a 13 de abril munidos dos seguintes documentos:

- Matrícula atualizada do imóvel (retirar no Ari Cordeiro)

- Xerox da Identidade e do CPF do casal (proprietário do imóvel)

- Xerox da Identidade e do CPF do casal (beneficiário do programa)

- Certidão de Casamento (dos proprietários do imóvel)

- Certidão de Casamento do casal que será beneficiado pelo programa

- DAP atualizada (com valores até R$ 28 mil)

- Comprovante de endereço (conta de luz)

- Estar em dia com o ITR

- Ser cadastrado no Cadastro Único (Assistência Social)