Audiência pública para discutir alteração da Zona Eleitoral de Ibaiti

Audiência pública para discutir alteração da Zona Eleitoral de Ibaiti

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely de Carvalho participou na manhã desta terça-feira (25) da audiência pública no Fórum Desembargador Hugo Simas que debateu sobre a resolução nº 23.422/2014 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que determina a extinção de algumas zonas eleitorais no interior do país.

Se a proposta entrar em vigor, a comarca de Ibaiti, sede da 79ª Zona Eleitoral, poderá perder o município de Conselheiro Mairinck que passaria para a 19ª Zona Eleitoral de Tomazina que deverá agregar outro município a sua jurisdição para não ser extinta.

A audiência pública foi presidida pelo Juiz de Eleitoral Rodrigo Yabagata Endo e a promotora Eleitoral, Letícia Alves. Participaram, além do prefeito de Ibaiti Dr. Antonely, o deputado federal Leopoldo Meyer, o prefeito de Japira, vereadores, advogados e representantes da sociedade de Ibaiti, Japira e Conselheiro Mairinck.

O juiz Eleitoral, Rodrigo Yabagata Endo lembrou que durante o recadastramento biométrico, os eleitores de Conselheiro Mairinck sofreram com a dificuldade de deslocamento para Ibaiti, distante apenas 25 km. O recadastramento só foi possível com a ajuda da prefeitura que disponibilizou um ônibus para deslocar os cidadãos mairinquenses até a zona eleitoral. “Se transferir o município de Conselheiro Mairinck para a 19ª ZE de Tomazina, o trajeto dos eleitores vai aumentar para mais de 60 km, o que aumentaria o sofrimento de todos”, disse o juiz.

Para o prefeito Dr. Antonely, o poder público deve facilitar a vida do cidadão, principalmente os mais pobres e os mais necessitados. “Retirando o município de Conselheiro Mairinck da jurisdição da 79ª Zona Eleitoral de Ibaiti vai contra os princípios humanos e sociais e será prejudicial para toda a população dos três municípios que serão afetados. Somos totalmente contra a mudança”, disse o prefeito.

Ao final da audiência os participantes votaram por unanimidade contra o desmembramento do município de Conselheiro Mairinck da 79ª Zona Eleitoral.

Nesta semana as autoridades envolvidas na audiência pública farão encaminhamento de ofícios se posicionando contra a alteração na 79ª Zona Eleitoral de Ibaiti ao presidente Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE.